Os professores e funcionários da Escola Frei Casimiro Zaffonato estão tendo a oportunidade de construir em conjunto com o NTE( Núcleo de Tecnologia Educacional)-Vacaria, uma proposta, que visa a organização de conteúdos e Recursos Multimídias Educacionais e Digitais.
O projeto prevê a formação continuada de Professores e outros Agentes Educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs).
É nesse contexto que foi desenvolvido um projeto coletivo interdisciplinar contemplando diferentes ações que visam a formação integral do Educando. Elencamos a seguir atividades desenvolvidas no decorrer do programa, pré-definidas mediante metas e procedimentos.
PROJETO - ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA
EQUIPE DIRETIVA
TÍTULO: PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE, MELHORANDO NOSSA VIDA!
JUSTIFICATIVA
Justifica-se o presente projeto em função da necessidade de conscientização e do cuidado que devemos ter com o Meio Ambiente que é responsabilidade de todos. E a escola é um local favorável para o desenvolvimento de programas que tratem a educação ambiental com visão holística. Sabendo que na sociedade consumista que vivemos, somos condicionados a comprar e consequentemente somos grandes geradores de resíduos sólidos, ou seja, produzimos muito lixo. Assim, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para a formação de uma nova consciência ética em relação ao Meio Ambiente, realizando pequenas ações no dia a dia, mas que contribuam efetivamente para a modificação de nossos hábitos através da educação.
OBJETIVOS GERAIS
Contemplar no presente projeto a necessidade de desenvolver ações com metas e objetivos eficazes, que permitam desenvolver a consciência crítica em relação ao tema e o comprometimento da Comunidade Escolar mediante cronograma anual.
Alertar sobre o problema da grande produção de lixo pelos seres humanos e apropriar-se de conceitos importantes tais como a coleta seletiva, reciclagem do lixo e consequências da produção excessiva de lixo.
Possibilitar aos alunos e educadores a aquisição de conhecimentos com o objetivo de desenvolver hábitos que visem a mudança de atitudes e novas práticas ambientalmente adequadas ao nosso cotidiano.
Incentivar a educação ambiental para que faça parte do cotidiano da escola e da comunidade, compreendendo que cuidar do meio ambiente e conservá-lo é importante para nossas vidas e a preservação do planeta e de suas espécies vivas de toda a natureza.
Explorar recursos tecnológicos e multimídia que garantam informações e conhecimento sobre o tema em questão, com a possibilidade de socialização dos temas estudados, proporcionando assim, a ampliação de conceitos e o comprometimento com a aprendizagem para ser aplicado no cotidiano como algo inerente a vida individual de cada educando e professores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar palestras que visem abordar temas específicos sugeridos pela comunidade escolar tais como “A preservação da flora no RS”, “Tráfico de Animais”, “Aspectos da Legislação Ambiental” “Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo”, Embelezamento e Ajardinamento de Pátios Residenciais e em Locais Públicos”, Programa de Alimentação Saudável”, “Conservação de Matas e Rios”, “Redução de Consumo de Embalagens Plásticas”, “Diminuição da Produção de Lixo no Cotidiano de toda a Comunidade Escolar”, Preservação de Pequenas Hortas Familiares”;
Conscientizar alunos e educadores de nossa escola sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais.
Elencar com os alunos os problemas ambientais existentes na escola e possíveis soluções.
Reduzir o consumo de água, energia, alimentos, materiais em geral (folha, toner, outros materiais usados na secretaria).
Orientar alunos do Ensino Fundamental e Médio quanto à alimentação saudável mediante realização de pesquisa e estudo visando contemplar a Pirâmide Alimentar.
Produzir trabalhos com o uso das diferentes tecnologia que visem a reflexão sobre talentos natos e outros que poderão ser desenvolvidos a partir do auto-conhecimento, estudo e pesquisa.
PROCEDIMENTOS
Oferecer Curso de Educação Ambiental para alunos do Ensino Médio, promovido pelo SENAR/RS.
Conscientizar os alunos da necessidade de colocar o lixo produzido nos coletores seletivos, disponíveis na escola e vias públicas.
Buscar apoio junto aos órgãos públicos para disponibilizar coletores seletivos de lixo;
Incentivar os alunos a não jogarem lixo nas salas de aula e pátio escolar;
Disponibilizar alimentos saudáveis na Cantina e Refeitório da Escola;
Colocar placa educativa em Língua Portuguesa, Universal e Regional, incentivando a deixar o lixo nas lixeiras;
Recolher lixo em vias e praças próximas a escola;
Recolher vidro nas residências e enviar para postos de coleta;
Produzir e divulgar vídeos/slides pertinentes ao tema;
Realizar a produção escrita de charges, tiras humorísticas e textos dissertativos sobre o tema;
Pesquisa sobre fauna e flora local e socialização do tema;
Pesquisa que contemple os animais vítimas do agrotóxico;
Realizar a análise de dados e índices de pessoas comprometidas com a reciclagem, para a construção de gráficos que contemplem a real situação do lixo na cidade;
Realizar trilha ecológica com orientação;
Coletar folhas de árvores nativas e identificá-las posteriormente;
Trazer pessoas idosas da comunidade que possam narrar aos alunos como era o meio em que viviam quando pequenos;
Realizar campanha de recolhimento de pilhas na escola e dar o devido destino;
Plantio de flores em vasos que possam ser adotados por cada turma;
Selecionar um repertório de músicas com temas do meio ambiente para serem ouvidas no recreio ( planeta água....)
Realizar teatros que contemplam ações ambientais;
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O presente projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento, cujo objetivo é tratar a educação ambiental de forma holística, atendendo a um cronograma anual.
A elaboração do projeto coletivo contempla também o programa da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), ministrado pelo NTE/Vacaria em nossa escola.
Os diferentes procedimentos elencados pelos professores e funcionários serão desenvolvidos e os resultados serão publicados no blog da escola para fins de socialização.
AVALIAÇÃO
O Projeto foi desenvolvido de forma coletiva entre professores, funcionários e alunos, sendo que o mesmo será avaliado durante a execução, considerando a participação, empenho, dedicação e resultados alcançados.
A partir do projeto os alunos produziram "Charges" com o objetivo de mostrar e relacionar questões ambientais.
A partir do projeto coletivo desenvolvido na escola Frei Casimiro também se estendeu a mesma pesquisa contemplando alunos de Caxias do Sul.
Lixo Orgânico
O recolhimento do lixo orgânico, que soma cerca de 340 toneladas diárias, é realizado em todos os bairros, loteamentos e distritos do município. No centro e nos bairros próximos, a coleta é diária, e nos demais bairros, ocorre três vezes por semana. No interior, o lixo é recolhido uma ou duas vezes por semana.
Na área central, a coleta é mecanizada. Desde agosto de 2007, o Centro e bairros adjacentes contam com contêineres verdes, que substituem as lixeiras. Em maio de 2010, o sistema foi foi ampliado. Com isso, já são mais de 165 mil moradores beneficiados pela conteineirização (mais do que a população de Bento Gonçalves e Farroupilha). A coleta, nessa região, é mecanizada.
O resíduo orgânico é destinado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, em Vila Seca.
Resíduos Seletivos
O recolhimento de materiais recicláveis ocorre em toda a área urbana e em parte da zona rural de Caxias do Sul. A coleta seletiva começou no município em 1991, como experiência em apenas um bairro da cidade. A partir de agosto de 1997 foi sendo ampliada aos poucos. Atualmente, o recolhimento é realizado duas vezes por semana em todos os bairros e loteamentos da cidade. Na área conteineirizada, a coleta é diária.
Diariamente, cerca de 70 toneladas de resíduos seletivos são coletados em Caxias do Sul. Esse volume é destinado a 11 associações de reciclagem, que fazem uma nova separação, prensam e vendem o material para a indústria
Trabalhos de matemática realizados pelos alunos pesquisando a porcentagem de lixo reciclado em Ipê/RS
Talentos
Os alunos foram incentivados a utilizar as tecnologias e multimeios para apresentar possíveis talentos do grupo. Foi assim, que surgiu esta incrível história real. Um vídeo que reproduziu um sonho que nasceu na Escola e se transformou em realidade “ WINDAYS” com todo o seu encanto e sucesso! Parabéns ao grupo!
Wind days
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Produção de slides valendo-se da tecnologia. Pesquisa e interpretação da música e cultura da década de 80.
Anos 80
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Preservar o meio ambiente: Uma lição de cidadania e justiça!
Preserving the environment: a lesson in citizenship and justice!
The environment was made for us to live and preserve it with love and affection. We must treat him very well, giving as much as we can from our lives. There are many laws that prohibit the destruction of flora and fauna, many people, even knowing that these laws exist and that for them, harming the environment is a crime, still doing what is wrong.
O meio ambiente foi feito para nós vivermos e preserva-lo com muito amor e carinho. Nós devemos tratá-lo muito bem, dando o máximo que pudermos da nossa vida. Existem muitas leis que proíbem a destruição da flora e da fauna, muitas pessoas, mesmo sabendo que essas leis existem e que para elas, prejudicar o meio ambiente é crime, ainda continuam fazendo o que é errado.
Selecionado por Sara Vicenzi Turma 221
Agricultura Natural
O incentivo e a difusão da agricultura natural, prática idealizada pelo patrono da Fundação, Mokiti Okada, é uma das formas de contribuir com a sociedade. O método não utiliza agrotóxico e consiste em uma forma agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente e promove a saúde, oferecendo alimentos puros e saborosos.
Natural Flaming
The encouragement and dissemination of natural agriculture, a practice devised by the patron of the Foundation, Mokiti Okada, is one way of contributing to society. The method does not use pesticides and consists of a sustainable agricultural way that preserves the environment and promotes health by providing pure foods and tasty.
The PVC and the environment
Common plastics, PVC is the biggest environmental problem. It is the most resistant to degradation (under normal conditions can last 400 to 500 years) and its combustion or slow decay - like any other chlorinated organic products - can generate dioxins and thousands of other poorly known properties of substances, but capable of decades or centuries to remain in the environment, which also occurs as plasticizers that make PVC useable
O PVC e o ambiente
Dos plásticos comuns, o PVC é o maior problema ambiental. É o mais resistente à degradação (em condições normais, pode durar 400 a 500 anos ) e a sua combustão ou lenta decomposição – como a de qualquer outro produto orgânico clorado – pode gerar dioxinas e milhares de outras substâncias de propriedades mal conhecidas, mas capazes de permanecer décadas ou séculos no ambiente, o que também ocorre como plastificantes que tornam o PVC utilizável.
Texto pesquisado por Kleberson Faria
Actions
Trow the trash in the trashcan, do not put it in the rivers, streets or anywhere else. Jogue o lixo no lixo, não jogue em vias, ruas ou em qualquer outro lugar.
Gilson - 211
Trabalhos realizados pelos alunos do noturno na disciplina de Educação artística, em homenagem aos 43 anos da Escola Frei Casimiro Zaffonato, sob orientação da Professora Doriane Damiani.
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