Escola Frei Casimiro Zaffonato

Escola Frei Casimiro Zaffonato
A escola localiza-se no centro do Município de Ipê/RS, na Rua Frei Casimiro Zaffonato, nº. 395.

31/10/2007

Projeto Cultura da minha terra.


A segunda turma de alunos monitores (Ensino Médio) participaram de um projeto no site Educarede no projeto Minha Terra. A proposta do Minha Terra tem como eixo central a realização pelos alunos de investigações sobre um ou mais temas indicados sobre a cultura de sua localidade, procurando encontrar aspectos particulares e interessantes e, com isso, organizar o material em forma de reportagem.


O tema escolhido pelos alunos foi: Agricultura ecológica.


Abaixo está o texto e a reportagem feita pelos alunos com o apoio da Professora Isabel Zaccani e Carla Forest...


Ipê, Cidade Ecológica!

UMA NOVA MANEIRA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE


A nossa cidade é conhecida como a Capital Nacional da Agricultura Ecológica pelo desenvolvimento de produtos agrícolas ecológicos e por ser a pioneira nisso. A agricultura ecológica tem por objetivo preservar a natureza, a biodiversidade e a agrodiversidade, tal como o consumo dos produtos ecológicos tendo por objetivo promover a saúde e o bem estar do ser humano e dos animais evitando assim a poluição.
A agricultura ecológica, além de preservar o meio ambiente, faz com que as pessoas tenham atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos, no qual a formação de uma ética sensibilizadora para as reações integradas do ser humano e da natureza busca saúde, conforto, lazer, formando uma nova consciência de cidadania. Onde há agricultura ecológica, há um centro ecológico que tem como principal eixo de trabalho o manejo ecológico dos sistemas produtivos. O Centro procura estimular a organização de produtores e consumidores, a formação de redes de produção e de consumo, a capacitação de técnicas em agricultura ecológica, a formação de políticas sustentáveis e a luta contra a utilização de transgênicos, popularizando a idéia entre os agricultores e o público em geral.
Promove também a venda da produção nas grandes capitais e auxilia os agricultores na compra de produtos como: caixas, vidros, tampas, troca de sementes através do banco da semente, reduzindo custos.
Geralmente os produtos que são cultivados em nosso município e nas diferentes associações são comercializados semanalmente ou quinzenalmente em feiras ecológicas de Porto Alegre e região, tais como: Uvas, repolhos, alface, couve-flor, brócolis, milho, pipoca, feijão, cenoura, beterraba, pêssego, espinafre, moranguinho, ameixa, maçã, nozes, quaresma, erva-mate, tomate, salsa, sabia, cebola, ovos, alho, laranja, bergamota, trigo, caruru, mel, amendoim, abóbora, radicci, morango, melão, pepinos, saladas e conservas, totalizando mais de 100 produtos.
Os produtos ecológicos são também aproveitados para fazer molho de tomate, suco de uva, geléias em geral, doces de figo, pêssego, abóbora, biscoitos, pães, cucas, capeleti, alguns licores como de uva e pêssego.
Faz-se necessário uma maior conscientização do povo brasileiro, para que haja uma mudança de hábitos direcionando-os aos defensivos agrícolas ecológicos, pois além de serem mais produtivos e de menor custo ajudarão a preservar melhor o meio ambiente salvando-o de grandes catástrofes.


Ipê está fazendo a sua parte e você?


Aqui a Entrevista: Com o Sr. Antônio Ciotta da Associação dos Produtores Ecologistas da Capela Santa Catarina, Vila Segredo, 2° Distrito de Ipê.(19/10/2007)

P) Qual é o nome da Associação que vocês fazem parte e quantas famílias são associadas a ela?
R) APESC Associação de Produtores Ecologistas Santa Catarina, são cinco famílias associadas.

P) Há aproximadamente quantos anos existe a APESC?
R) Aproximadamente 13 anos, tudo começou no dia 04//12/1994

p) Vocês notaram alguma diferença, após o uso de produtos ecológicos?
R) Tudo melhorou a qualidade de vida, pois não trabalhamos com agrotóxicos, a saúde dos nossos consumidores. E a renda familiar aumentou.

P) Porque houve uma melhora na renda familiar?
R) Porque, com o uso dos produtos ecológicos temos mais saúde e também por participar da feira de Porto Alegre onde vendemos todos os nossos produtos.

P) Quais são os produtos produzidos aqui?
R) Alface, alho poró, beterraba, brócolis, batata, salsa, cenoura, cebola, couve-flor, feijão, inhame, Iacom, nabo, repolho, rabanete, soja, temperos, espinafre e ervilha.

P) Além desses produtos, vocês produzem sucos? Quais?
R) Sucos de tomate e de uva. Este ano produzimos 35.000 mil garrafas de vidro de suco de uva.

P) Por que as garrafas de Vidro?
R) Para manter a temperatura ideal do suco, mas mesmo assim ele precisa ficar condicionado em lugar escuro para manter a cor e o sabor.

P) Vocês comercializam os sucos. Para quais estados?
R) Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Paraná.
Delvino Magro (falecido) Engenheiro Agrônomo morador da Vila Segredo, foi o autor da receita de adubo ecológico “Super – Magro”. Abaixo uma das maneiras de fazer o adubo. Vamos falar de um que demora menos tempo até estar pronto.

RECEITA DO ADUBO SUPER MAGRO

Ingredientes:

- 30 Kg de esterco fresco de gado
- 2,0 Kg de Sulfato de Zinco
- 2,0 Kg de Sulfato de Magnésio
- 0,3 Kg de Sulfato de ManganÍs
- 0,3 Kg de Sulfato de Cobre
- 0,3 Kg de Sulfato de Ferro
- 0,05 Kg de Sulfato de Cobalto
- 0,1 Kg de Molibdato de Sudio
- 1,5 Kg de Burax
- 2,0 Kg de Cloreto de Cálcio
- 2,6 Kg de Fosfato Natural
- 1,3 Kg de cinza
- 27 litros de leite (pode ser soro de leite)
- 18 litros de melado de cana (ou 36 de caldo de cana)


Primeiro, misturar todos os minerais. Então temos 12,45 Kg desta mistura.
No 1° dia num recipiente de 250 litros, colocar 30 litros de esterco, 60 litros de água, 3 litros de leite e 2 litros de melado de cana.
Misturar bem e deixar fermentar, sem contato com sol ou chuva.

Nos , dia 1 dia 4, dia 7, dia 10, dia 13, dia 16, dia 19, e dia 22
Acrescentar 1 Kg desta mistura junto com 3 litros de leite e 2 litros do melado, a cada vez. Assim, sucessivamente, até o dia 25, quando se coloca o resto da mistura (1,95 Kg), mais o leite e o melado. Esperar de 10 a 15 dias e o produto estar· pronto para ser peneirado e utilizado.
Deve-se, durante o processo, observar se a fermentação está acontecendo. Se bem feito, o produto tem um cheiro agradável de melado e é fácil de ser peneirado.


Algumas curiosidades

· O estoque se sucos de uva é guardado no escuro. Porque o suco não gosta de claridade, pois perde sua cor, seu aroma, e a sua qualidade.



· Um pé de alho que não tem alho.(Alho poro) É um pé onde há apenas a parte das folhas não havendo o alho sem dentes.


· A batata Iacam, é uma batata que cura o diabetes.

· Em sua propriedade ele está testando um secante ecológico nas ervas daninhas em baixo do seu pereiral, é um composto feito de ervas, sal e vinagre. Onde o sal queima as ervas e o vinagre regula o PH.

· A cebola produz a própria semente, ou seja, ela é uma semente crioula.

· Para maiores esclarecimentos visite o site:


http://www.centroecologico.org.br/


Escola: Frei Casimiro Zaffonato, Ipê-RS
Equipe: Lindos como a Flor do Ipê!
Componentes: Géssica Scopel, Bruna Mondadori, Débora Sampaio, Jarleson Clarindo de Almeida.
Prof.: Carla Forest, Isabel Ferreira e Adete Gomes da Silva
Data: 25/10/07

19/10/2007


BAÚ DE IDÉIAS

Um pede paciência
outro limite
para uns há que ter mais tolerância,
outros, mais firmeza;
mas todas crianças,
jovens, adolescentes e adultos
devem ser amados.
Sem amor pode haver ensino de conteúdos mas....
Não há vida, nem Educação.
Prfª: Isabel

25/09/2007

Xadrez - Jogo de raciocínio.

A HISTÓRIA DO XADREZ

A criação do xadrez é um grande mistério e não há dados históricos que confirmem a exata origem do jogo. Alguns historiadores atribuem sua criação ao Rei Salomão, que governou Israel de 961 AC a 922 AC; outros, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Porém, há indícios de que o xadrez já era disputado no Antigo Egito.

O documento mais antigo sobre o jogo é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã. Porém, há registro indicando que o jogo era disputado na Índia, onde teria surgido por volta do século V ou VI de nossa era, derivado de antiquíssimo jogo hindu conhecido por "Chaturanga", nome que aludia às quatro armas (anga) do exército indiano: elefante, cavalos, carros e infantaria. Daí ele teria passado à Pérsia. Do mundo islâmico, o xadrez chegou à Europa por vias distintas: a invasão muçulmana da Península Ibérica e a Primeira Cruzada.

Tal como é jogado atualmente, o xadrez é Medieval em seu caráter. Se assemelha a uma guerra convencional e a um jogo da corte, conforme pode ser visto pelos nomes e ação das peças. Foi o jogo dos Reis e hoje é o Rei dos Jogos. Os peões são os oficiais subalternos, cobrindo e batalhando à frente da cavalaria, dos bispos e personagens da realeza. Os cavalos, bispos, rei e rainha (dama) são auto-explanatórios, enquanto as torres representam as fortalezas dos nobres. Se todos esses personagens desapareceram de muitos países do mundo, o xadrez permanece como um jogo de distinção social, capaz de exigir da mente humana o mais elevado esforço. Com o advento da Internet, praticamente acabou a antiga forma de xadrez postal. Esta forma de jogo era bastante demorada e tediosa, onde cada lance era feito por uma carta. Como exemplo, um competidor fazia um lance, enviava uma carta e ficava à espera da resposta do oponente. Assim, o jogo demorava anos para ser finalizado. No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria.


Na escola o Jogo de Xadrez teve início no ano de 2003 com uma turma de 5ª série no turno da tarde nas aulas de Educação Artística.

Naquele ano os classificados foram os seguintes:

* 1° - Lugar - Anderson Bentaque Santana

* 2° - Lugar - Daiane da Silva

* 3° - Lugar - Allan Reichert

No ano de 2004 os campeões foram:

* 1° - Lugar - Ruan Carlos Dutra Sartor

* 2° - Lugar - Eduardo Pauletti

* 3° - Lugar - Patrick Paim Bondan


Em 2005 os campeões foram: Campeão: Luiz Pedro Andreetta Zanella

Vice-campeão: Júlio César Brollo Zanotto

Também em 2005 os alunos da escola participaram do Xadrez nos Jergs em Vacaria e trouxeram as seguintes medalhas:

* Julia Monego Castagna - Medalha de Bronze

* Pâmela Boff Marcon - Medalha de Prata

* Ruan Carlos Dutra Sartor - Medalha de Prata

* Luiz Pedro Andreetta Zanella - Medalha de ouro

Em 2006 foi realizado o 1° Festival de Xadrez na escola e os enxadristas destaques receberam troféus:

* Alisson Suzin Vacari

* Ane Monego Castagna

Também receberam medalhas os 1°s, 2°s e 3°s lugares de cada turma.

Os compeões do Projeto foram:

Masculinos:

* Campeão: Bruno Campos Susin

* Vice-Campeão: Ruan Carlos Dutra Sartor

Femenino:

Campeã: Georgia Bernardi Galvani

Vice-campeã: Nathalia Scapin Barp

Participaram do Xadrez nos JERGS em vacaria neste mesmo ano e a premiação foi:

Categoria Juvenil

* Julia Monego Castagna - medalha de Prata

Categoria Infantil

* Sandra Ferruda Viali - Medalha de Ouro

Categoria Mirim

* Nathalia Scapin Barp - Medalha de Ouro

* Taiara Scopel Poltronieri - Medalha de Prata

* Sue Hellen Slongo Zanotto - Medalha de Bronze

Categoria Juvenil

* Marcelo José Borges de Oliveira - Medalha de Bronze

Categoria Infantil
* Bruno Campos Susin - Medalha de Bronze
* Gustavo Guerra - Bronze
* Ruam Carlos Dutra Sartor - Bronze

Categoria Mirin
* Júlio Cesar Brollo Zanotto - Medalha de Ouro

Também disputaram a final Estadual em Canoas, RS

Na realização do II Festival de Xadrez em 2007 participaram alunos da Escola Placido Damiani além da tricampeã estadual juvenil , a VAcariense Bruna.
Os enxadristas destaque foram:

* Bruno Campos Susin
* Sue Hellen Slongo Zanotto

Participaram do Xadrez nos JERGS em Vacaria - 2007 com as seguistes classificações:

Feminino

Categoria Mirin

* Georgia Bernardi Galvani - Medalha de ouro
* Viviane Ferruda Viali - Medalha de Prata

* Cristiane Giubel Rigo - Medalha de Bronze
Categoria Infantil

* Taiara Scopel Poltronieri - Medalha de Ouro

* Sandra Ferruda Viali - Medalha de Prata

* Nathalia Scapin Barp - Medalha de Bronze

Categoria Juvenil
* Marieli Benetti - Medalha de Bronze

Masculino

Categoria Mirin

* Guilherme Zanotto Marcanzoni - Medalha de Prata

* Sandro de Souza Machado - Medalha de Bronze

Categoria Infantil

* Álisson Suzin Vacari - Medalha de Bronze

Categoria Juvenil

* Álisson Terres de Azevedo - Medalha de Bronze

Em outubro irão participar da final Estadual em Santana do Livramento.

15/08/2007

Orgulho de ser aluno da escola!!


Oi, eu sou Alisson Terres, tenho orgulho de estudar na escola Frei Casimiro, pois aqui tem professores muito bom especialmente as professoras Carla, Enedina, Isabel e etc......

Natureza


A natureza e um algo muito importante para a vida do ser humano, por isso temos que cuidar dela com todo amor e carinho, nao jogar lixo em qualquer lugar, cuidar dos animais que vivem nela pois sem ela todos nos morreremos.
Aluno monitor: Felipe Almeida

Parabéns Escola!!!



Parabéns para a Escola Frei Casimiro Zaffonato que está completando 39 anos de disposição, empenho, dedicação aos alunos desta escola. Quero dar os parabéns a toda comunidade escolar. Pais, alunos, professores, etc...


São os votos da Aluna Monitora Viviane Menegat.

IMPORTANTE




Eu sou aluna do curso Aluno Monitor da escola FREI CASIMIRO ZAFFONATO. Vou falar um pouco do curso.

Nosso curso é ministrado pela professora Adete , ela nos explica sobre a funcionalidade dos computadores, bem como a postura do aluno monitor e todo a gama de atividades que podem ser desenvolvidas no Laborátorio de Informática.
As aulas são muito boas e interessantes, pois aprender a mexer no computador é essencial nos dias de hoje e por outro lado é um primeiro passo para conseguir um bom emprego.

Eu como aluna monitora convido vocês para festejar conosco no dia 24-09-2007, a festa de comemoração dos 39 anos de existência da escola.


Aluna Monitora:

Aluno Monitor



A escola Frei Casimiro está oportunizando aos alunos da escola a capacitação na formação de alunos monitores para trabalharem voluntariamente no Laboratório de Informática colaborando com sua escola, colegas e professores, além de adquirirem conhecimentos sobre o uso e funcionalidades dos computadores.
O monitor não é apenas aluno, ele faz a ponte entre todas as ferramentas computacionais, do professor e alunos. É uma figura muito importante no Laboratório de Informática da escola: ele pode contribuir para o sucesso das atividades pedagógicas ali desenvolvidas.

É um auxiliar do professor no laboratório de informática.

Aluna Monitora:

Mensagem de amizade!!


Que a cada amanhecer do seu dia,
Nasça uma flor.
Que cada sorriso teu,
Seja as pétalas que torna esta flor mais completa...
Que cada pensamento positivo,seja o caule que a sustenta...
Que cada passo para a vitória,
Seja a terra que a alimenta...
Que cada gesto teu, Seja o sol que fornece energia,
E que o brilho dos teus olhos,
Seja a beleza e a simplicidade desta flor...
Que me embriaga com o seu perfume e me encanta com seu carisma...
Esta flor que desabrocha em seus pensamentos
E me transforma em você...
Uma flor que vai permanecer intacta,
Às mais diferentes épocas,
Aos mais inesperados destinos...
Uma flor que nunca vou permitir morrer !!!
Sabe por quê?
Adoro flores,
e adoro VOCÊ !!!


Aluno Monitor:

09/08/2007

Aniversário da Escola

Aniversário da Escola:

O aniversário da escola é comemorado no dia 25 de agosto. Neste ano será feito um BINGO ESPECIAL, com muitas atrações, a fim de haver maior entrosamento da escola com pais, alunos e comunidade, sabendo-se que em nosso educandário não há exclusão, mas sim, pessoas especiais que se complementam, dividindo suas bagagens de conhecimento, seus anseios, buscando alcançar seus objetivos.
PODE-SE DIZER ASSIM QUE SOMOS MESTRES APAIXONADOS.
Profª: Arianes

Sala de aula

Sala de aula da Escola Frei Casimiro ano 1970
Profª: Jussara

Aniversário da Escola

Feliz aniversário!! É o que deseja a professora
Isolda Mazutti Bressan pelo 39º
Aniversário da Escola Frei Casimiro Zaffonato, Ipê/RS.

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA




Neste ano a escola está comemorando 39 anos de existência, e no dia 24/09/07 ás 19:00 está programado o bingo,o valor arrecadado será para a compra de uma xerocadora. Venha participar..
parabéns,
prof: Simone

MENSAGEM DO DIA




DIA DOS PAIS


Homenagem ao Pai, você é a razão de minha vida. Deus é realmente maravilhoso, ele criou o mar para encantar o universo com o mistério de suas águas.Ele criou a natureza, para brilhar no nosso amanhecer, com o frescor da suabeleza, ele colocou estrelas no céu, para que iluminasse os nossos caminhos. E ele, na obra máxima de sua criação, me deu você! Pai querido que enfeita o meu caminho e alegra os meus dias com o sorriso e sua força.Sem você Pai, o que eu poderia encontrar... caminharia pelo mundo sem ter os braços abertos, mas sim; de punhos fechado, de olhos cerrados, e coração solitário. Você representa todos os meus sonhos, é por você que construo castelos, é para você que escrevo histórias nas páginas da minha história, da nossa história, do nosso cotidiano. Pra mim, basta apenas Pai, que caminhe comigo Ajudando a contar as estrelas do céu, Ensinando-me a traçar novos rumos, ensinando-me novamente ser aprendiz, porque você tem o poder de trazer ao meu mundo o brilho da lua, a magia da noite, a suavidade da brisa, o calor do sol.Você foi o mais maravilhoso presente de Deus, sem você não haveria motivo para eu existir...Obrigado, te amo muito.

Escola é...

O lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados".
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela"!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.
(Paulo Freire)

11/07/2007


Objetivo da Escola

Oportunizar ao nosso educando situações que favoreçam seu desenvolvimento integral como ser humano pensante, multicultural, participativo, crítico, desenvolvendo a responsabilidade, o gosto pelo estudo, espiritualidade, o respeito às diferenças através do envolvimento de todos os sujeitos pedagógicos no processo educativo, assim o aluno consciente de sua bagagem cultural e utilizando novas técnicas e metodologias será capaz de exercer plenamente sua cidadania tornando-se sujeito e construtor de sua história, para buscar maior aperfeiçoamento profissional e aumento de sua qualidade de vida interagindo de forma positiva na comunidade onde vive.

Educar é...



Educar é ...

desenvolver valores de humanidade, responsabilidade, honestidade, cidadania, respeito e compromisso com o outro. Portanto, a escola deve orientar todo o processo educativo fazendo do diálogo um ponto de abertura e participação respeitando a bagagem cultural, as limitações, as diferenças individuais, oferecendo para que cada um desenvolva potencialidades, criatividade, construa sua história, se aproprie do conhecimento e desenvolva a cidadania consciente para transformar a sociedade numa sociedade mais justa e igualitária.

Ipê, nosso municipio, nosso povo.

Slyde Fast Food