Escola Frei Casimiro Zaffonato

Escola Frei Casimiro Zaffonato
A escola localiza-se no centro do Município de Ipê/RS, na Rua Frei Casimiro Zaffonato, nº. 395.

22/11/2011

Um breve histórico sobre o Jogo de Xadrex

O JOGO DE XADREZ NA ESCOLA FREI CASIMIRO

O jogo de xadrez foi introduzido na escola em 2003 com uma turma de quinta série no turno da tarde nas aulas de artes com a profe Lione Maria Monego.

A primeira classificação foi a seguinte:

 Anderson Bentaque Santana
 Daiane da Silva
 Allan Reichert

No ano seguinte, 2004, o jogo continuou sendo nas turmas de quinta e sexta série
A primeira participação em fase CRE foi em 2005 com os alunos:

 Julia Monego Castagna
 Pamela Boff Marcon
 Ruan Carlos Sartor
 Luiz Pedro Andreeta Zanella. Esse foi disputar pela primeira vez a final estadual, em Caxias do Sul.

O primeiro festival de Xadrez na escola Frei aconteceu em 2006 movimentou a escola toda e teve como campões a aluna Ane Monego Castagna e o aluno Álisson Suzin Vacari. Neste ano aconteceu campeonato em todas as turmas do ensino fundamental da escola.
Em 2006 acresceu nosso quadro de enxadristas medalhistas na fase CRE foram trazidas para a escola 10 medalhas, divididas nas categorias mirim, infantil e juvenil feminino e masculino. Desses 5 enxadristas foram medalhas de ouro e participaram da fase estadual em Canoas. Na ocasião não foram conquistadas medalhas, mas já estávamos no ranking estadual de enxadristas.
Em 2007 o festival de Xadrez da escola contou com a participação da E.M.E.F. Plácido Damiani e mais uma vez a escola se movimentou para o evento. Nossa participação na fase CRE foi novamente muito boa, foram 11 atletas trouxeram medalhas e duas enxadristas representaram a escola em Santana do Livramento. 2007 foi um ano especial para a escola Frei Casimiro, a aluna Taiara Scopel Poltronieri trouxe a medalha de Bronze, a primeira da fase estadual.
No ano 2008, onze enxadrista trouxeram medalhas de Vacaria. 4 atletas foram disputar em São Borja a fase estadual. De novo nossos enxadristas no ranking dos melhores do estado. E o projeto xadrez aconteceu somente com as turmas do Currículo.
2009 a quantidade de medalhas diminuiu foram 8 na fase CRE e quatro disputaram a fase estadual em Rio Grande. O projeto xadrez permaneceu acontecendo no turno da tarde.
Em 2010 o projeto permaneceu acontecendo no turno da tarde. Na fase CRE nove atletas trouxeram para a escola medalhas nas categorias participadas. Disputaram em Santana do Livramento duas alunas na escola.
Em 2011 nossa escola sediou a fase CRE onde estavam participando enxadristas de nove cidades. Na ocasião estavam sendo disputadas 18 medalhas, onze ficaram na escola. Três atletas disputaram a fase estadual em Santa Maria. Depois de quatro anos da primeira medalha na fase estadual, nossa escola foi agraciada com uma medalha de prata pela aluna Pietra Paim Araldi e outra de bronze pela aluna Mariele Brollo Zanotto.
Parabéns a todos os enxadrista que levaram e levam o nome da Escola Frei Casimiro aos quatro cantos do nosso Rio Grande do Sul.

AQUI ESTUDA A VICE-CAMPEÃ ESTADUAL MIRIM DE XADREZ / JERGS 2011

Pela primeira vez na escola e no município a aluna Pietra Paim Araldi trouxe a medalha de prata nesta categoria. Nossa escola está mais uma vez no ranking estadual de Xadrez. Valeu pela dedicação da Profe Lione, idealizadora do projeto Xadrez na escola. Desde o início acompanhou e treinou nossos enxadristas






Mariele Brollo Zanotto – Medalha de Bronze/ 2011

.

Letícia Scudiero Duarte – Dentre as 15 melhores enxadristas do RGS







Enxadristas da Frei Casimiro e a Prof. Lione em Santa Maria.
Parabéns Enxadristas!

Ipê, nosso municipio, nosso povo.

Slyde Fast Food