Escola Frei Casimiro Zaffonato

Escola Frei Casimiro Zaffonato
A escola localiza-se no centro do Município de Ipê/RS, na Rua Frei Casimiro Zaffonato, nº. 395.

28/10/2011

Semana do meio ambiente

Vídeos rtilizados para conscientização de alunos durante a Semana a semana do Meio Ambiente, após o recreio, no salão da escola.
2ª feira Estamos na semana do Meio Ambiente!










Não só esta semana, mas todos os dias devemos ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos dele, criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente. Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção da realidade ambiental pois todos fazemos parte do planta Terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. O homem é o único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Neste primeiro vídeo um bebê nos dá uma lição. Vejamos...

Nós pensamos que a água potável nunca vai acabar. Mas será mesmo? Imaginemos que uma criança que nasce daqui uns 9 anos e que já se passaram 50 anos de sua existência, logicamente ela estará vivendo no ano de 2070. Ouçamos o que ela tem a nos dizer em relação à água:

Pensemos sobre isso.

3ª feira Você sabe qual é a fonte da nossa vida? Continuando a falar sobre “água”, talvez nem todos saibam quais são as 2 maiores reservas de água doce do mundo. Ambas tem localização também no Brasil. O Aquífero Guarani é a segunda maior reserva subterrânea de água doce transfronteiriço do mundo. O nome Guarani é em homenagem aos índios da tribo Guarani Vejamos a formação do Aquífero Guarani.
O Aquífero Guarani está localizado na região centro-leste da América do Sul, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Vejamos:






















É no Brasil que está situado o maior reservatório de água doce do planeta. Localiza-se na Amazônia, abrangendo os estados do Amazonas, Pará e Amapá, é o Aquífero Alter do Chão. Deve seu nome a uma vila portuguesa chamada Alter do Chão no município de Santarém, Estado do Pará.

sobre o Lixo eletrônico – o grande problema da atualidade. Devemos ter atenção para a questão do consumo e discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta como também o aproveitamento do mesmo como matéria prima para confecção de outros produtos e o efeito de alguns componentes químicos sobre o nosso organismo.



Vejamos 3 vídeos sobre este assunto:



Apesar de tudo o ser humano é muito criativo. Tente descobrir o que são as imagens as seguir: Infelizmente o ser humano não respeita nossos rios. Você já deve ter utilizado algum tipo de pilha em aparelhos eletrônicos. Por acaso já jogou pilhas em rios? Veja o que pode acontecer. É como diz o ditado: “Cada um colhe o que semeia”. E para finalizar vamos assistir ao vídeo: Preservar é o nosso compromisso.


6ª feira Falar de consciência ambiental não é novidade nenhuma. Mesmo assim, esse é um tema que continua e cada vez se torna mais pertinente. Não apenas pelos enormes impactos que o modo de vida da sociedade contemporânea vem causando, mas principalmente pelo perigoso destino que o planeta nos reserva. Conscientizando e educando, preservando e economizando. É assim que vamos dando os passos na direção de um futuro melhor para todos nós. O final dessa história depende de todos nós!

















Ipê, nosso municipio, nosso povo.

Slyde Fast Food